Toxicidade do AÇAÍ
Olá!
Estou com dúvidas em relação ao AÇAÍ, que já vi sendo utilizado como ingrediente em biscoitos caninos.
No material compartilhado no site do Petmosfera, ele é indicado como alimento tóxico para cães e gatos por conta da presença de metilxantinas, então pesquisei sobre a presença dessas substâncias, mas não encontrei nenhuma referência que citasse o açaí como fonte de metilxantinas.
Encontrei que o guaraná tem grande quantidade dessas substâncias e muitas vezes os sorvetes de açaí são resultado de mistura entre açaí e guaraná, e por isso seriam tóxicos aos pets. Mas o açaí isoladamente pode ser utilizado como matéria prima em petiscos?
Se ele é realmente fonte de metilxantinas, gostaria de ter uma referência citando essa informação.
Agradeço desde já pela atenção.
Re: Toxicidade do AÇAÍ
Bom dia, Sofia.

A presença de teobromina (um tipo de metilxantina) no açaí é citada em diversos sites das redes sem referências científicas.

De fato, os estudos indicam que a polpa de açaí é rica em antocianinas, proantocianidinas e outros flavonoides, mas não confirmam a presença ou ausência da teobromina.
Inclusive, outro estudo avaliou a Euterpe precatoria (açaí-do-amazonas; que não é a mesma espécie do açaí comumente comercializado) e não identificou níveis significantes de teobromina e cafeína.

Por outro lado, as metilxantinas, em especial a teobromina, são comprovadamente encontrados no guaraná e cupuaçu, que comumente estão associados nas formulações de açaí.

Como ainda não temos estudos que comprovem se esse composto pode ou não ser encontrado diretamente na polpa do açaí e tendo em vista que a maioria das formulações comerciais incluem o guaraná ou cupuaçu, nós recomendamos cautela em relação a sua oferta aos animais domésticos.
Re: Toxicidade do AÇAÍ
Bom dia! Também estive lendo a respeito do açaí para cães hoje e encontrei trabalho falando do açaí em alimentos extrusados e também encontrei do manual pet food falando sobre o açai desidratado como possível componente de alimentos para cães.