Pressão sistólica no esfigmomanômetro
Pessoal, sou estudante, estou me formando esse ano, e estou com uma dúvida sobre aferição de pressão arterial sistólica (PAS). Alguns textos que tenho lido dizem que eu devo considerar como PAS o primeiro som que escuto no doppler após soltar o esfigmomanômetro. Porém, alguns veterinários têm me dito que eu só devo considerar como primeiro pulso o som mais semelhante ao pulso que eu vi antes de inflar o manguito. Procurei o consentimento sobre diagnóstico de hipertensão do Colégio Americano de Medicina Veterinária Interna e lá não detalha essa informação. Estou muito confusa e com receio de super ou subestimar os valores de pressão dos meus pacientes. Alguém consegue me ajudar?
Re: Pressão sistólica no esfigmomanômetro
Olá, espero te ajudar.... Vc está certa mas primeiro temos que encontrar o manguito correto dps, conectar o aparelhos ao manguito daí nos inflamos o esfigmo daí o som vai sumir totalmente e quando soltamos de vagar para esvaziar ( onde vemos o ponteiro diminuindo ) daí quando escutamos o primeiro pulso é o correto daí dps vc repete algumas vezes para ter certeza e vc vai conseguir saber o valor da PAS.... Espero ter ajudado e se ficar ainda dúvidas manda aqui .
Re: Pressão sistólica no esfigmomanômetro
Olá, Lara. Me chamo Henrique Aleska, sou acadêmico de veterinária da UFRR e também sou auxiliar de veterinário e, um dos veterinários que trabalhava aqui comigo já me explicou sobre isso, pois eu também tinha essa dúvida. O veterinário que me explicou disse que, o primeiro som ao se ouvir (aquele som fraco quando o ponteiro do esfigmomanômetro estiver descendo) é o som da pressão arterial diastólica, já o primeiro som mais forte (que se iguala ao som do pulso com o manguito desinflado) é o som da pressão arterial sistólica. Porém, isso ficou um pouco vago para mim.