Quais os movimentos mais importantes do Mercado Veterinário?
A Gestãopet ajuda na gestão de quase 100 clientes de todo o Brasil, e posso afirmar que existem 3 movimentos muito fortes na Medicina veterinária:
1 - Formação de grupos
2 - Crescimento dos Planos de Saúde como Porto.pet e Nofaro
3 - Clínicas Populares
4 - Telemedicina
Qual a sua opinião sobre isso?
Re: Quais os movimentos mais importantes do Mercado Veterinário?
A formação de grupos , unidos para o crescimento da área é uma excelente ideia, uma vez que temos mais força juntos. Os planos de saúde, na minha opinião é válido para todas as clínicas porém não acho que atenda a todos os clientes, no meu caso por exemplo, que trabalho com felinos onde grande maioria dos tutores tem mais de 3 gatos (existem casas com 30-40), contratar um plano para cada animal fica inviável, então essa realidade ainda não julgo tão boa para o meu negócio especificamente, mas julgo excelente para hospitais que podem att o paciente de forma completa e as vezes o tutor pode contratar o plano para um animal que já exija maiores cuidados nessas clínicas ou hospitais de maiores recursos. As clínicas populares julgo necessárias à comunidade. Existem muitas pessoas querendo att para o animal mas sem grandes recursos financeiros. Entretanto é preciso que a clínica tenha consciência em não “atrapalhar” o serviço do colega particular ao lado e as normas precisam estar de acordo com o que o CRMV exige . A telemedicina se faz mais que necessária, é a melhor opção para algumas clínicas de diagnóstico por imagem por ex, onde o profissional avalia a imagem a distância de um raio x ou ressonância e pode emitir um laudo com tranquilidade e precisão . Mas o mesmo não se aplica a consultas clínicas, onde eh necessário que o médico veterinário esteja presente. Então cada caso um caso. Mas acho válido para quem quer uma segunda opinião de um laudo, quem quer uma opinião de comportamento animal, coisas que não será necessária a avaliação física do paciente. Com isso mais pessoas terão acesso a melhores profissionais sem precisar de deslocamento. Acho a telemedicina muito válida, desde que o conselho de veterinária esteja tbm de acordo e regulamente isso certinho!
Re: Quais os movimentos mais importantes do Mercado Veterinário?
Dra Iris, muito obrigado pela sua colocação