Capacidade técnica
Quanto vcs acham que a capacidade técnica do veterinário influencia na PERCEPÇÃO DE VALOR do cliente?
Re: Capacidade técnica
Saber passar o valor de nossos serviços muitas vezes é tabu principalmente para novos profissionais. Não recebemos esse tipo de orientação na graduação e tive dificuldade no começo e hoje procuro cursos e palestras voltados a relação profissional/cliente até mesmo para que o tutor do pet aceite fazer os exames que vai me ajudar a executar meu serviço (diagnóstico/tratamento) de forma mais assertiva.
Re: Capacidade técnica
Não acho que somente a PERCEPÇÃO DE VALOR, seja somente a capacidade técnica, eu vejo que capacidade técnica é fundamental sim, o que o mercado precisa mesmo não é uma mais pessoa que só tem mais um título, de pós-graduação, mestrado e doutorado, phD, pois este títulos tem somente habilidades acadêmicas, que diferem do que o mercado precisa, o mercado precisa de habilidade como um todo, o veterinário deve saber atender seu cliente, e a não somente ter a habilidade técnica e sim o ideal é buscar ter tudo como um todo, não separado. O que eu pude perceber que tem muitos vets que tem uma capacidade excepcional, porém não consegue geral valor ao seu público, por não saber cobrar mais caro, ou por questão de princípios, por achar que é um crime o veterinário cobrar uma consulta, por achar que não fez nada ou até mesmo quesitos religiosos. Isso é uma relação muito mais profunda do que parece.

Não depende de somente de capacidade técnica e sim também da forma que você se vende, isso ninguém aprende nas UNIVERSIDADES, não sabemos vender nossos serviços, isso é fato, quem sai da recém-formado da Faculdade sofre mais ainda por esse despreparo, e também tem muitos profissionais mais antigos que não sabem fazer ainda.

E quem decide melhorar seus serviços acaba quem tem que buscar algo além disso, do conhecimento técnico. Aprender a mexer com finanças, contabilidade, custo-benefício de mercadoria e matéria-prima, e outros fatores, é muito mais trabalhoso do que se pensa, mas é possível, com o tempo você aprende.

Percebo quem se dedica nisso aprende muito porém ele busca fora das universidades e com a vivencia do dia a dia e conforme a necessidade mesmo.

No meu caso eu desde antes da faculdade já tinha espírito empreendedor, empreender não é fácil, mas para quem já tem essa habilidade ajuda sair um pouco de nada mais na frente, porém não é nada fácil, aprender gerenciar custos, comprar certo, fazer custo-benefício de matéria prima, resolver parte burocrática, não é nada fácil, eu aprendi no dia a dia, errando e aprendendo, busquei muita ajuda em cursos, consultoria, para que eu aprendesse cada vez mais e melhor, e ainda faço cursos e consultoria para sempre melhorar cada dia mais.

Então resumindo, não se acomode no quesito técnico, pois a técnica hoje e daqui pra frente é essencial, atualizar hoje é no mínimo o básico, quem não se atualiza daqui uns anos vai sair no mercado, fato, pois os clientes hoje estão cada vez mais exigentes, e também devemos aprender outras habilidades como: gerenciar carreiras, empresas e outras coisa, vai só agregar e melhorar o valor do seu serviço.
E além do mais sugiro aprender técnicas de vendas para estar preparado para saber como lidar com cada cliente (neuromarketing), isso ajuda muito, pois se voce sabe que o cliente por exemplo em uma conversa, voce consegue perceber que ele nem sequer se preocupa com a saúde animal, não consegue manter o quadro de vacinação em dia por exemplo dificilmente voce vai conseguir convencer esse cliente fazer um check up por exemplo, esse tipo de cliente só vai trazer o pet para atendimento emergencial ou quando precisa, então quando voce consegue identificar o tipo de cliente voce faz a sua parte e o seu dever como médico veterinário, de orientar, mas já sabe o que esse tipo de perfil de cliente não vai trazer seu pet para se fazer um check up. Isso te ajuda a não perder tempo, e ainda ajuda na sua inteligência emocional. Voce fazendo a sua parte dentro da legalidade da nossa profissão, voce fica respaldado por lei, orienta e explica tudo o que precisa, mesmo sabendo que o cliente não irá fazer, voce faz seu dever pois não cabe a voce interferir no poder de decisão do tutor, e como voce fez tudo certo voce não fica desgastado, e não se doa a mais do que o mínimo necessário, e ainda valoriza seu tempo e o melhor dedica seu tempo a quem realmente, cuida de seu pet e ainda a podendo entregar mais do que o esperado para quem valoriza seu trabalho, e assim voce vai conseguir mais clientes por indicação.

Isso que eu relatei é passos de formiguinha, mas é possível. Cada um se adapta a cada realidade, mais é importante aprender a se organizar e tentar fazer de uma forma que melhor se adapte, não tem regras, cada um faz de acordo com os valores e ideias de cada um seguindo pelo menos a essência da idéia.

Pelo menos é isso que eu procuro fazer, converse sempre com outros colegas de repente uma idéia diferente da sua pode ajudar a achar o melhor caminho.
Re: Capacidade técnica
Dra Fabiola Rodrigues, parabéns pelas suas colocações, se quiser um diagnóstico gratuito do seu negócio, nós da Gestãopet que fazemos a gestão de quase 100 clientes pelo Brasil todo, inclusive no MT, teremos prazer em te atender, abs