Caso clínico - Bob, felino, 16 anos
Olá a todos, gostaria de compartilhar o caso do meu gato (e paciente).

Dias atrás resolvi realizar vários exames para check-up de meu gato idoso de 16 anos, pois já fazia um tempo que não realizava exames de rotina.
As alterações (não tão percebidas como um problema) eram que ele apresenta um apetite aumento, porém sem ganhar peso (e sim perdendo peso de maneira progressiva).
Além disso, episódios de tosse seca esporádica (quando é estressado, sibila e tosse).

Realizei Hemograma, Bioquímicos: ALT, AST, FA, GGT, Glicose, Ureia, Creatinina e Proteínas totais e frações. E radiografia de tórax projeções VD, LLE e LLD

O resultado destes exames apresentaram alterações:
1. Eritrograma e plaquetograma normais
Porém apresentou Leucopenia (3.890/mm³) com contagem de Linfócitos baixa (12% = 446/mm³) e neutrófilos segmentados acima do intervalo normal (86% = 3.345/mm³)
Nas observações da lâmina apresentou: Policromasia +, Anisocitose +, Macroplaquetas ++ e agregados plaquetários
2. Creatinina 2,6mg/dL
3. Uréia 77,3 mg/dL

4. Radiografia de tórax detectou padrão broncointersticial, indicando doença inflamatória de vias respiratórias, broncopatia/bronquite (de origem viral, bacteriana ou alérgica)

Diante disso, realizei outros exames para verificar a função renal, pois os valores estão elevados. Realizei Ultrassom abdominal e RPCU da urina coletada via cistocentese.

O resultado do RPCU foi de 0,28. Indicado como suspeito/limítrofe.

O laudo do Ultrassom ainda não ficou pronto, mas durante o exame a colega veterinária detectou alterações pancreáticas.

Gostaria de saber se o meu animal é ou não um paciente renal crônico, se a leucopenia e a bronquite têm alguma relação com o quadro renal..??

Agradeço a atenção!!
Re: Caso clínico - Bob, felino, 16 anos
Olá! Sobre a RPCU segundo o IRIS de, de 0.2 a 0.4 indica proteinúria limitrofe e é indicado nesses casos repetir o exame a cada 2 meses para os animais serem reclassificados pois a medida que a doença renal piora esse valor pode vir a declinar. Como ele tem valores de creatinina de 2.8 ele entraria no estágio II da doença renal crônica - porém só a creatinina não é suficiente para fechar o diagnóstico sendo a elevação desse parâmetro apenas um dos indícios de doença renal. Para termos uma confirmação mais fidedigna seria ideal realizar o exame de SDMA que é um marcador precoce de lesão renal, verificar se a densidade urinária está menor que 1035, se há sedimentos ativos na urina, avaliar o fósforo além da uréia e creat que estarão todos aumentados, sinais de anemia, hipertensão e os sinais e sintomas pertinentes a doença renal: anorexia, poliúria, polidipsia, perda de peso. Sobre a leucopenia, ela pode indicar inflamação ou estar relacionada ao estresse como aponta o laudo de bronquite. Acredito que não esteja ligado ao quadro da função renal.
Re: Caso clínico - Bob, felino, 16 anos
Olá Thais! Seu gato é testado para FIV e FeLV? É vacinado? Tem histórico de ter tido complexo respiratório felino?
Se ele é ou não um doente renal crônico acredito que precisaria se certificar que essa azotemia que ele estava apresentando não é pré-renal (ele estava hidratado no momento da coleta?) esperar sair o laudo do ultrassom também para saber se os rins apresentavam alteração de morfologia, e repetir depois de um tempo a RPCU. Ele tem algum outro exame de perfil renal anterior apresentando alteração?
Uma outra coisa que eu fiquei pensando, por ele ser idoso, estar com aumento de apetite e perda de peso, ele apresenta aumento da tireóide à palpação?
Re: Caso clínico - Bob, felino, 16 anos
A DRC é muito comum em animais idosos. O Bob é um forte candidato a ter doenças reinais por ser idoso. Porém não se pode concluir isso. Se deve tratar a bronquite e dar atenção a alimentação para ganho de peso por enquanto. Os sintomas de perda de peso e leucopenia são uns dos sinais da doença renal. Porém para fechar um diagnóstico necessita avaliar os exames, pois a leucopenia pode ser devido a um estresse, e a perda de peso pode ser devido a outras doenças concomitantes. As doenças reinais não necessariamente são crônicas, podem ser agudas. Necessitaria avaliar o restante do exames para verificar. Seria interessante fazer os exames de : Pressão arterial, proteinúria, urinálise, ureia, excreção de sódio.
Re: Caso clínico - Bob, felino, 16 anos
Obrigado a todos pelas respostas no meu caso!!

Sobre o que vocês perguntaram, o histórico do Bob é o seguinte:
- Sempre foi um gato domiciliado em apartamento, até seus 9 anos de idade era único em casa, depois que adotei minha segunda gata com quem ele deu cria. Não descarto a possibilidade de ter FIV ou FeLV mas eu acho menos provavel porque ele sempre foi bem saudavel (tanto que chegou as 17 anos agora dia 03-07-2022)
- Vacinado e todo ano reforço anual da v4 e antirrábica, vermífugos a cada 3-6 meses
- Alimentação: Ração sênior - gran plus


- Sobre o laudo da ultrassom
Fígado com imagens sugestivas de hepatopatia, podendo estar relacionada a senilidade
Bexiga com imagem sugestiva de cistite
Rim com imagem sugestiva de nefropatia
Pâncreas com presença de estruturas nodulares, sugestiva de neoplasia ou abscesso.

No fim das contas me deixou com mais dúvida do que antes kkkk porém por ele ter 17 anos não sei o que devo me preocupar ou o que é devido ao processo de envelhecimento.
Re: Caso clínico - Bob, felino, 16 anos
Vc já fez dosagem de T4 total? Gato de 16 anos com apetite aumentado e sem engordar, pode ser hipertireoidismo tb.