Recomendação de alimentação para cães filhotes
No seu dia a dia como médico veterinário, qual a sua orientação para cães filhotes? Ração comercial? Qual sua mais recomendada?
Re: Recomendação de alimentação para cães filhotes
Eu gosto muito das rações comerciais porque além de balanceadas também facilitam a vida do tutor. Conheço muitas pessoas que iniciaram com alimentação natural para os seus cães, mas acabaram desistindo e voltando para a ração comercial porque a dedicação para o preparo não se encaixava na rotina. Sem contar a necessidade de um acompanhamento regular ao médico-veterinário para avaliar os nutrientes e fazer os ajustes necessários.
Re: Recomendação de alimentação para cães filhotes
Depende, sempre analiso a questão financeira do tutor. Se ele puder pagar indico as super premium, depois as high premium ,depois premium...em ultimo caso se for cliente carente, indico a standart que é mais barata. Porém sempre indico compras as específicas para FILHOTES. Se for um filhote alérgico indico as com proteina de cordeiro , ou de peixe.
Re: Recomendação de alimentação para cães filhotes
Como veterinária nutricionista, nutróloga e dermatologista, há 8 anos me dedico a prescrever apenas Alimentação Natural. Apesar de a AN cozida ser mais trabalhosa e alguns tutores terem um pouco de receio de fornecer AN crua com ossos, nestes casos indico formulações comerciais que, graças a Deus, já existem no mercado, como no caso a Simple Dog e a Origens que são uma AN desidratada, tão prática quanto a ração, sendo a única diferença a adição de água antes de servir. Ou mesmo as AN em latas ou congeladas. Todavia, devemos ficar atentos a casos de produtos que sofrem greenwashing e extrapolação de técnicas de marketing, que fazem embalagens e anúncios tendenciosos, visando abocanhar parte dos lucros deste nicho que está em ampla ascensão, fazendo propagandas enganosas e chamando de natural, ou sem conservantes químicos, com frango Korin (mas só usa a gordura do frango e a proteína é hidrolisada de suíno), sem farinha de vísceras (mas usa farinha de carne) ou mesmo produto liofilizado, quando na realidade não é. Devemos sempre estar atentos aos ingredientes dos produtos e ensinar nossos tutores a ler as embalagens para não serem enganados. E isso vale também para petiscos. Caso alguém tenha dúvidas a respeito de ingredientes, ou de AN em geral, estarei sempre à disposição! 🙂
Re: Recomendação de alimentação para cães filhotes
Olá!
Em geral, utilizo rações Premium a Super Premium, ou se o tutor tiver interesse, formulo uma dieta caseira pro filhote. Quanto às rações, não tenho muita preferência quanto a marcas, mas preconizo àquelas que já estejam mais estabelecidas no mercado, e que eu já tenha tido bons resultados (aliado também ao que couber no bolso do tutor).
Re: Recomendação de alimentação para cães filhotes
Olá! Na minha rotina de atendimentos nutricionais costumo recomendar dieta comercial para filhotes (super premium). Faço os cálculos de necessidade energética junto como o tutor para passar a quantidade diária do alimento e peço retornos periódicos (ou pelo menos que me passe o peso atual) para reajustes da quantidade de acordo com o crescimento do animal. Tenho preferência pela dieta comercial porque além de facilitar a vida do tutor, já está balanceada para filhote e tem menos risco de desnutrição ou alterações relacionadas a deficiência nutricional. Porém, se for de interesse do tutor eu formulo dieta caseira.