Saúde mental dos médicos veterinários
Olá! O que vocês pensam sobre a saúde mental na medicina veterinária?

Vocês observam impactos diretos na saúde mental diante da rotina de trabalho?
Re: Saúde mental dos médicos veterinários
Acho que na nossa profissão ainda deixamos a nossa saúde mental um pouco de lado, isso vem mudando recentemente mas ainda é algo que sinto nos meus colegas.
Priorizamos sempre a saúde dos pacientes, nos preocupamos com os tutores... e nós ficamos por último nessa lista. Essa carga emocional acaba trazendo um peso na rotina de trabalho, afinal, muitos escolhem a veterinária pelo amor aos animais.
Re: Saúde mental dos médicos veterinários
Há um número altíssimo de suicídio entre médico veterinário, bem como depressão e desânimo c a profissão. Faço o que amo, mas lidar com proprietários e patrões não é brinquedo...
Re: Saúde mental dos médicos veterinários
Minha experiência trabalhando no primeiro ano de formada me mostrou o quão importante é cuidar da saúde mental, desde a faculdade eu já percebia sinais de TAG e ignorava, isso piorou com minhas experiências no trabalho e hoje ainda sofro bastante com isso apesar do tratamento. A pressão no trabalho influencia diretamente na forma como ajo na vida como um todo, me torna mais apática... é algo que pra quem tem tendência a ter esse tipo de problema deve ser levado muito a sério e tratado para não progredir e chegar a um ponto insustentável.
Re: Saúde mental dos médicos veterinários
Compartilho da mesma experiência da colega que sofre de TAG e eu desisti mesmo, não vejo um local que não piore meu estado mental. Por isso estou no mestrado e pretendo fazer pesquisas.
A rotina clínica/hospitalar quase me matou
Re: Saúde mental dos médicos veterinários
Obrigada pelos depoimentos compartilhados! Infelizmente as pontuações realizadas por vocês são comumente apresentadas nos discursos dos profissionais dessa área. São vários os fatores de estresse que impactam na saúde mental/emocional do veterinário.
Re: Saúde mental dos médicos veterinários
Fico muito contente em ver profissionais de outras áreas preocupados com essa questão e engajados em debater sobre e encontrar soluções. 💛

Cuidar da saúde mental dos veterinários é crucial para um desempenho eficaz.

Como psicóloga especializada, estou aqui para oferecer suporte emocional e estratégias de bem-estar aos dedicados profissionais da VetSmart.
Vamos juntos promover o equilíbrio emocional e fortalecer a saúde mental na comunidade veterinária.

Agende uma consulta e invista no seu bem-estar! 🌿🐾

Carolina Contin Pilati
Psicóloga CRP 08/32631

Whatsapp: (41)9.9700-0464
Site: pilatipsicologia.com
Re: Saúde mental dos médicos veterinários
Acho que na Medicina Veterinária nós priorizamos no máximo a saúde dos animais, principalmente pelo o amor à profissão e aos animais. Diante disso, acredito que há um peso emocional sobre nós devido a pressão da rotina, lidar com tutores (pode ser muito desgastante as vezes), e os desafios que é cuidar de vidas, tanto humana quanto animal. O desânimo com a profissão acontece devido a desvalorização também. Em resumo, acho que deveria haver mais pautas e discussões sobre a saúde mental de médicos veterinários, pois não é fácil cuidar daqueles que não falam e ainda, cuidar dos que falam (tutores), já que também nos tornamos “psicólogos” muitas vezes. A medicina veterinária é linda, porém, a profissão e os profissionais devem ser valorizados e cuidados também.
Re: Saúde mental dos médicos veterinários
Com certeza